Em 2019, demos continuidade ao projeto com algumas ações entre elas a participação da escola no Curso "Educação Ambiental: Caminhos possíveis para a construção de uma escola sustentável, promovido pela COPED/NTC/UMAPAZ/UNESCO.
A maior riqueza do homem
é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como sou - eu não aceito.
Não agüento ser apenas um sujeito que abre portas,
que puxa válvulas, que olha o relógio,
que compra pão às 6 horas da tarde,
que vai lá fora, que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.
Perdoai
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem usando borboletas.
é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como sou - eu não aceito.
Não agüento ser apenas um sujeito que abre portas,
que puxa válvulas, que olha o relógio,
que compra pão às 6 horas da tarde,
que vai lá fora, que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.
Perdoai
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem usando borboletas.
Manoel de Barros
Neste ano, tivemos o desenvolvimento de algumas ações como: a continuidade do projeto horta escolar e da compostagem, ampliação dos canteiros, aulas com jardinagem que promoveram novos conhecimentos e o sentimento de pertencimento e uma revitalização de um espaço interno; desenvolvimento de projeto de educação ambiental, com o estudo do ambiente e atividades práticas como terrários, sementeiras, hortas verticais, estudo teórico de ecologia e preservação da natureza. Alguns projetos de TCA foram dedicados ao tema como: lixo eletrônico, o meio ambiente e a reciclagem, incluindo coleta de resíduos recicláveis e eletrônicos, além da inclusão do estudo da educação ambiental em diversas disciplinas, incluindo sequências didáticas e projetos que culminaram em estudos do meio para a Serra da Cantareira, Aldeia indígena do Krukutu, trilha no Parque do Carmo; apresentação e debate sobre os vídeos do “Programa Água Brasil” (Consumo Responsável; Resíduos Sólidos; e Água); a utilização da horta para inspiração para redação de poesias nas aulas de artes e português; e identificação das espécies da horta e do jardim por meio de plaquinhas construídas nas aulas de artes.
Já no final do ano, a escola foi inserida em mais dois projetos: um sobre empreendedorismo (SEBRAE) que envolveram a construção de brinquedos ecológicos com materiais recicláveis, a alimentação saudável e a elaboração de um negócio, e a adesão ao projeto So+ma vantagens, no qual alunos e funcionários trocam plástico para a reciclagem por benefícios, gerando uma reflexão sobre os hábitos e incentivando a reciclagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário