terça-feira, 23 de outubro de 2018

HORTA PEDAGÓGICA

Horta Pedagógia: apresentação do projeto.

A EMEF Guimarães Rosa situa-se na Praça Haroldo Daltro, 466 (Vila Manchester), zona leste de São Paulo. Atendemos cerca de 574 alunos, sendo 10 turmas de fundamental I e 8 turmas de fundamental II. Caracteriza-se por estar localizada ao lado de vários equipamentos como: Centro Educacional e Esportivo “Vicente Ítalo Feola” (Clube Manchester), Biblioteca “Lenyra Fraccaroli”, a UBS Vila Nova Manchester, a EMEI Suzana Evangelina Felippe, a Associação Okinawa Vila Carrão, a Inspetoria GCM Vila Formosa, além do grupo de Escoteiros Ventos do Sul. A facilidade de locomoção a esses locais permite uma boa interação para desenvolvimento de diversas atividades lúdicas, esportivas ou culturais.

Em 2017, foi desenvolvido um projeto de educação ambiental que visava ampliar o interesse dos jovens pelo conhecimento científico e estimular a pesquisa, além de promover a autonomia dos alunos. As atividades foram planejadas a fim de valorizar atitudes individuais e coletivas que contribuam para a preservação do meio ambiente.

Em 2018, a adesão da escola ao projeto da SME “Hortas escolares”, permitiu a continuidade do projeto, possibilitando a implantação da horta com envolvimento dos alunos e comunidade.

Hortas escolares são instrumentos que podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada, além de promover vivências que resgatam valores. Ao construir e cultivar uma horta no âmbito escolar os estudantes encaram este aprendizado como fonte de conhecimentos que ensina os valores da Terra e a importância a qual pode proporcionar para uma alimentação saudável.

Em 2018 foram desenvolvidas várias atividades como: revitalização do espaço, preparo da terra, criação das hortas pedagógicas horizontal e vertical com reaproveitamento de materiais e espaços. Exercícios de alimentação saudável cultivada na horta (salada de alface, farofa e pipoca). Os alunos foram responsáveis pelo plantio, rega, colheita e cuidados. Algumas parcerias foram realizadas com os escoteiros na construção de um minhocário e das famílias com o voluntariado na horta e os alunos levaram tempero para utilizaram em suas casas. Foi iniciada a atividade de compostagem e Sementeira.
Além do estudo da educação ambiental em diversas disciplinas e projetos, incluindo estudo do meio da Serra da Cantareira.





“Todo caminho da gente é resvaloso. Mas também, cair não prejudica demais - a gente levanta, a gente sobe, a gente volta!... O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.” Trecho de “Grande Sertão Veredas”

Guimarães Rosa



quinta-feira, 3 de maio de 2018

Sugestões de materiais


Referências Bibliográficas


ALVES, Rubem. O quarto do mistério. São Paulo: Papiru, 1995.

BARBOSA, NSV. A horta escolar dinamizando o currículo da escola. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2008.

BOMBANA, Maria Célia B. e CZAPSKI, Silvia. Hortas na educação ambiental: na escola, na comunidade, em casa. São Paulo: Peirópolis, 2011.

BONETO, Cristiane. Ensine meio ambiente no Ensino Fundamental. São Paulo: Nova Leitura, 2011.

BRASIL. Mapeamento do processo: implantação e implementação do Projeto Educando com a Horta Escolar, 2010.

BRASIL. Resolução n.2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, n.116, seção 1, p.70, 18 jun. 2012.

FERNANDES, MC de A. Caderno 2: Orientação para implantação e implementação da horta escolar. Brasília: FAO, FNDE, MEC, 2007.

GUEDES, Avelino. O sanduíche da dona Maricota. São Paulo: Editora Moderna, 2002.

MUNDURUKU, Daniel. Das Coisas que Aprendi. São Paulo: UK’A Editorial, 2014.

NIGRO, Rogério G. Ciências: Soluções para dez desafios do professor. São Paulo: Ática, 2012.

PIASSI, Luis Paulo e ARAUJO, Paula Teixeira. A literatura infantil no ensino de Ciências: propostas didáticas para os anos iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Edições SM, 2012.

PORTO, Lízia e PORTO, Amélia. Ensinar Ciências da Natureza por meio de projetos: Anos iniciais do Ensino Fundamental Regular. Belo Horizonte: Rona, 2012.

SÃO PAULO (cidade). Aves da Cidade: São Paulo. São Paulo: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente/Departamento de Parques e Áreas Verdes, s/d.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Divisão de Ensino Fundamental e Médio. Direitos de aprendizagem dos ciclos interdisciplinar e autoral. São Paulo: SME / COPED, 2016.

ZUEWSKIY, Camila. Compostagem na escola. Disponível em: < http://camilazuewskiy.blogspot.com.br/2013/06/projeto-compostagem-na-escola.html >. Acesso em 31 fev. 2017.

Para saber mais...

Livros e manuais (em português)

A Fuga das Minhocas, de Raquel Ribeiro – Uma história deliciosa que apresenta o assunto compostagem e hortas para as crianças.

Horta Escolar / Uma sala de aula ao ar livre, de Amanda Frugg, Bruno Helvécio, Lucas Ciola e Peter Webb – Bem completo, com orientações, depoimentos e sugestões de atividades para fazer com os estudantes.

Manual para Gestão de Resíduos Orgânicos nas Escolas, lançado pelo ISWA (Internacional Solid Waste Association) em parceria com a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública). Link para download aqui: http://www.abrelpe.org.br/noticias_detalhe.cfm?NoticiasID=2555

Livros/sites (em inglês)

American Grown, Michelle Obama – Um relato lindamente ilustrado sobre a horta da Casa Branca durante a gestão Obama. A horta, aliás, foi criada como um projeto de combate à obesidade infantil entre os alunos das escolas públicas de Washington.

Edible Schoolyard/A Universal Idea, de Alice Waters – Uma escola pública de má fama em Berkeley, California, floresceu quando a famosa chef aceitou o desafio de mexer na cozinha de lá e quebrar o concreto de uma quadra esportiva pouco usada para criar uma horta. Agora o projeto está em diversos lugares do mundo: http://edibleschoolyard.org/

Incredible! Plant Veg, Grow a Revolution, de Pam Wharhurst e Joanna Dobson – Um relato bem aprofundando da experiência de Todmorden, a cidadezinha inglesa que renasceu (inclusive economicamente) quando as hortas invadiram todos os espaços públicos, inclusive as escolas. No site tem muita informação também: https://www.incredible-edible-todmorden.co.uk/.




quarta-feira, 2 de maio de 2018

Projeto Horta Pedagógica

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo Técnico de Currículo (NTC), promoveu o curso “Hortas Pedagógicas: Mais um espaço para a aprendizagem”, que tem como objetivo apoiar a implantação de hortas nas unidades educacionais, incentivando a sua utilização como estratégia tanto de educação alimentar e nutricional como de educação ambiental.


“Uma horta é uma festa para os cinco sentidos. Boa de cheirar, ver, ouvir, tocar e comer. É coisa mágica, erótica, o cio da terra provocando o cio dos homens.
(…)
Horta se parece com filho. Vai acontecendo aos poucos, a gente vai se alegrando a cada momento, cada momento é hora de colheita.(…)
Uma horta é um bom lugar para começar. E pra continuar, até acabar. Seria bom saber que alguém colherá coisas que nós semeamos, depois da nossa partida, e as plantas continuarão, como um gesto nosso de amor.”


Rubem Alves
(O quarto do mistério, Papirus, 1995)

Objetivos Gerais:
  • Fomentar o interesse dos jovens pela natureza, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa;
  • Valorizar atitudes individuais e coletivas que contribuam para a preservação do meio ambiente;
  • Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive.

Objetivos Específicos:
  • Observar a interação entre os vegetais, o solo, o ar e a água;
  • Conscientizar a partir do semear, plantar e colher da atividade da horta sobre a importância da agricultura sem agrotóxicos na produção de alimentos saudáveis;
  • Construir e cuidar com alunos de uma horta escolar de manejo orgânico;
  • Despertar nos alunos o interesse e a valorização da horta escolar e através dela, difundir e estimular a cultura de hortaliças na comunidade; Fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre a horta, servindo também como estímulo para melhorar ou construir sua horta familiar.

Equipe Responsável:



Ana Paula Morelli Pagano Mistrelo

Maria Helena Pereira

Marina de Almeida Lourenço

Tatiane Aparecida Ferreira Pinto

  

EMEF GUIMARÃES ROSA

DRE / ITAQUERA

2018