A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo Técnico de
Currículo (NTC), promoveu o curso “Hortas Pedagógicas: Mais um espaço
para a aprendizagem”, que tem como objetivo apoiar a implantação de
hortas nas unidades educacionais, incentivando a sua utilização como
estratégia tanto de educação alimentar e nutricional como de educação
ambiental.
“Uma horta é uma festa para os cinco sentidos. Boa de cheirar, ver, ouvir, tocar e comer. É coisa mágica, erótica, o cio da terra provocando o cio dos homens.
(…)
Horta se parece com filho. Vai acontecendo aos poucos, a gente vai se alegrando a cada momento, cada momento é hora de colheita.(…)
Uma horta é um bom lugar para começar. E pra continuar, até acabar. Seria bom saber que alguém colherá coisas que nós semeamos, depois da nossa partida, e as plantas continuarão, como um gesto nosso de amor.”
Rubem Alves
(O quarto do mistério, Papirus, 1995)
Objetivos Gerais:
- Fomentar o interesse dos jovens pela natureza, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa;
- Valorizar atitudes individuais e coletivas que contribuam para a preservação do meio ambiente;
- Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive.
Objetivos Específicos:
- Observar a interação entre os vegetais, o solo, o ar e a água;
- Conscientizar a partir do semear, plantar e colher da atividade da horta sobre a importância da agricultura sem agrotóxicos na produção de alimentos saudáveis;
- Construir e cuidar com alunos de uma horta escolar de manejo orgânico;
- Despertar nos alunos o interesse e a valorização da horta escolar e através dela, difundir e estimular a cultura de hortaliças na comunidade; Fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre a horta, servindo também como estímulo para melhorar ou construir sua horta familiar.
Equipe Responsável:
Nenhum comentário:
Postar um comentário